Ambição
A ambição move o mundo. Uma vezes bem, outras vezes mal. Mas não é algo mau. Pelo contrário, aproxima-se mais da virtude que de outra coisa. Todas as pessoas devem ter ambição, umas mais que as outras, e todas dentro de um certo limite. Afinal, sem ambição não somos ninguém. O que seria de um desportista sem ambição? Um atleta olímpico, por exemplo? Que seria dele se não ambicionasse superar-se e superar os outros, batendo novos recordes? Ou um artista, que ambiciona mais e melhor para cada novo trabalho do que para o último. Ou um médico curar mais, ou um patrão produzir mais, ou um aluno tirar notas melhores na escola? Ou alguém que ambiciona saber sempre mais? Afinal, o saber nunca fez mal a ninguém. A ambição move o mundo, e sem ela não nos encontrávamos na era da tecnologia que atingimos. A ambição é necessária à humanidade para esta funcionar em sociedade, para viver cada vez melhor. Mas é preciso cuidado: afinal, a ambição desmesurada pode transformar-se em ganância, pois a linha que as separa é muito ténue. E a ganância é um dos piores males da humanidade. Corrompe! Mata! Destrói! Há que saber dizer-lhe não. Será que TU sabes? Infelizmente…
2 Comments:
Mas a vida é um processo de aprendizagem. E quem não passou por aquela altura da vida em que achamos que podemos nadar todo o oceano, e ir à lua, saltar mais alto que todos e mergulhar mais fundo, defender toda a gente das pessoas más... E encontramos aquele olhar dos mais velhos... Uns, desiludidos, olham-nos e dizem... és uma criança, não sabes nada... outros, iludidos, olham-nos e dizem... aproveita enquanto és uma criança e podes acreditar...
Não temas a ganância. Tudo o que sobe, desce... toda a gente aprende ...
Ainda bem que voltaste! Espero que tenhas tido um bom verão.
beijinhos
Eu volto sempre. :) Aliás, nunca me fui, estive foi em reflexão. Quanto ao Verão... Foi bom, até certa altura. Depois passou a ser horrível.
Enviar um comentário
<< Home